“Tirar a bola é diferente de recuperar a bola” – Paco Seiru-lo

Mykola Matviyenko, 23 anos de idade, actual jogador e formado na equipa do Shakthar Donetsk, equipa liderada por Luís Castro. O defesa central ucraniano conta com 59 jogos nas últimas três épocas na principal equipa do Shakhtar, sendo um dos destaques da equipa ucraniana.

É um dos jogadores-chave da ideia de jogo de Luís Castro. Ofensivamente, é um jogador que entende o jogo de uma maneira perfeita, e a forma como consegue associar os colegas, ligando a construção à criação, com timmings perfeitos, com a atração de jogadores procurando o homem livre, e uma visão/leitura de jogo acima da média, fazem dele um verdadeiro motor de jogo. A sua qualidade técnica de passe curto/longo também é assinalável.

Defensivamente, muito forte na marcação, e na contenção. Aproxima rápido, encurta espaços, e mantém a posição até ter vantagem para o desarme. Entende perfeitamente questões de bola coberta/descoberta, bem como noções espaciais de cobertura. Porém, defensivamente a sua imagem de marca é a forma como com 1 toque, um corte…encaminha logo a equipa para a posse! Porque… “Tirar a bola é diferente de recuperar…”

Com 182cm de altura, possui uma boa impulsão que lhe permite ter alcance aéreo, ganhando duelos. A concentração nas bolas paradas defensivas é um ponto a trabalhar, que chegará com a experiência ao mais alto nível.

É um jogador com personalidade: com erros claros que originam golos sofridos, mantém a postura e o caráter, não alterando a forma como está a jogar. Mostra-se seguro, confiante e corajoso com a bola no pé.

ANÁLISE – VÍDEO – AQUI

Um verdadeiro talento ucraniano, que tem tudo para saltar para campeonatos mais competitivos na Europa. Matviyenko é um central do presente e do futuro. O salto chegará com relativa naturalidade. O nível de progressão é enorme!